CONSTITUCIONALISMO E DIREITOS NA ERA DIGITAL – ALGOLATR.IA

A Doutora Bárbara Natália Lages Lobo, Professora da Universidade Autónoma de Lisboa e Investigadora Integrada do Ratio Legis [Projeto: Democracia e Cultura de Paz], com invetsigação em Justice and Human Rights, foi convidada a integrar como Pesquisadora o Grupo de Pesquisa “Constitucionalismo e Direitos Na Era Digital – Algolatr.IA” do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sob coordenação do Professor e Procurador da República Dr. José Adércio Leite Sampaio.

O grupo tem como objetivo desenvolver investigações e debater os impactos da Inteligência Artificial e das novas tecnologias no ambiente democrático-constitucional, em especial a influência das tecnologias digitais nas democracias, direitos humanos e direitos fundamentais. Investiga ainda a incorporação processual e política de novas tecnologias, a fragilização da democracia e Estado Democrático de Direito por interferências tecnológicas, como fake news e desinformação, bem como os riscos para o constitucionalismo e a soberania das nações em razão da atuação global de empresas de tecnologias digitais.

São realizadas atividades científicas e acadêmicas, bem como divulgados as reflexões no âmbito das pesquisas no Blog do grupo.