“I Simpósio de Combate ao Assédio às Brasileiras no Exterior”, promovido pelo CABE, contará com a presença de Eduardo Bolsoni Riboli, membro do Ratio Legis (bolseiro da FCT)

Nos dias 10, 11 e 12 de Outubro, nas cidades de Coimbra e Lisboa, ocorrerá o I Simpósio de Combate ao Assédio às Brasileiras no Exterior.

Esta iniciativa tem como intuito a sensibilização da população quanto ao problema da violência sofrida pela mulher brasileira que está fora do seu país de origem, bem como a integração da população estrangeira para a prevenção e eliminação dessas condutas.

Pretende-se, sobretudo, contribuir com a reflexão sobre a necessidade da prática dos fundamentos de humanidade e solidariedade para com o próximo, em detrimento de condutas destrutivas, discriminatórias ou que visem a segregação de qualquer ser humano, bem como a eliminação de todo o tipo de violência.

O evento contará com a participação de diversos profissionais especialistas no assunto, tais como membros da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima); membros da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta); o representante Adjunto do Sr. Alto Comissariado para as Migrações, Dr. Vasco Malta; a dirigente nacional do Bloco de Esquerda, Cecília Honório; a sexóloga e apresentadora televisiva, Aline Castelo Branco; entre diversos outros profissionais estudiosos da área.

A entrada é gratuita, clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

O membro do Ratio Legis Eduardo Bolsoni Riboli fará intervenção e será moderador do primeiro painel do dia 11 de Outubro, que tratará das temáticas do assédio e da discriminação na legislação portuguesa e dos impactos psicológicos do assédio sexual.

Confira a programação completa: dia 10/10, dia 11/10 e dia 12/10.